sexta-feira, 31 de maio de 2013

Procedimentos padrões em um estúdio de tatuagem. #01

Hoje vamos começar a tocar em um assunto clichê e muito, muito importante mesmo para todas as pessoas que já fizeram ou pretendem fazer a primeira tatuagem: Os procedimentos padrões em um estúdio de tatuagem.

Dividimos o tema em quatro tópicos:

01. Mesa
02. Pele do cliente
03. Limpeza e transporte do material infectado
04. Sala de esterilização

Para quem não sabe, o Panel Tattoo Studio é nosso grande parceiro, então fomos lá aprender um pouco com estes meninos que dão aula sobre estes procedimentos.

Chegando lá, fomos recebidas pelo tatuador Jack Anderson, que também é o responsável pelas ilustrações do nosso layout aqui do blog. Antes de qualquer explicação, ele ressaltou e explicou o porquê destes cuidados, falou sobre os riscos que uma pessoa corre ao se tatuar em um estúdio irregular.

“Todo esse cuidado é tido para que se previna a contaminação por algum tipo de doença transmissível pelo sangue. Ao contrario do que pensam as pessoas, o índice por contaminação de HIV em um estúdio de tatuagem é mínima se comparada À porcentagem de pessoas que se contaminam por Hepatite C. Esse sim é o grande vilão.

O vírus da Hepatite é capaz de resistir a uma temperatura de quase 300ºC dada a capacidade de produzir um casulo que o livra das pressões externas. Este casulo só pode ser quebrado com o uso da autoclave. A Hepatite C é uma doença silenciosa que ataca o fígado, que como é um órgão em que nós não sentimos dor, quando nos damos conta do estrago da doença já é tarde demais.

Este tipo de doença é contraída facilmente em ambientes como estúdios de tatuagem, consultórios odontológicos e mais largamente, em salões de beleza, onde a manicure ou qualquer outro não use a autoclave para esterilizar seus materiais.

A estufa ainda utilizada em muitos destes lugares é um equipamento ultrapassado que chega no máximo 150 a 200ºC sem pressão, o que não é o suficiente para eliminar o vírus.

Todos estes procedimentos devem ser observados dentro do ambiente de trabalho e os clientes devem ser orientados sobre os procedimentos de segurança e os riscos na falta dos mesmos. Saúde é coisa séria!” Nos orientou o tatuador.

Agora vamos ao que interessa, nosso primeiro tópico:

Fonte: A Pele é Minha

Tatuadores recebem clientes todos os dias, então o cuidado para manter sua mesa limpa, assim como qualquer outro material de trabalho, é muito importante. Assim ela fica isenta de qualquer ameaça a sua saúde e a saúde do cliente.

A mesa de procedimento de tatuagem deve ser coberta com plástico filme, assim como o borrifador ou almotolia. As maquinas devem ser cobertas com sacos plásticos e vedadas na boca da biqueira para que não entre respingos de tinta ou sangue. 

Fonte: A Pele é Minha

Fonte: A Pele é Minha

Fonte: A Pele é Minha

Fonte: A Pele é Minha

O botão de voltagem da fonte deve ser revestido com uma fita adesiva para que não haja contado direto das luvas com o equipamento. Caso a fonte seja digital, o ideal é que toda ela seja coberta por um saco plástico, para evitar contato direto com o equipamento.

Fonte: A Pele é Minha

Fonte: A Pele é Minha

O clip cord, a luminária, encostos da cadeira e todo outro material adicional que não for descartável e será tocado durante o procedimento de tatuagem, como, maca, almofadas, etc, deverá também ser devidamente revestido por plástico filme ou sacos plásticos vedados para evitar contato direto e contaminação.

Fonte: A Pele é Minha

Fonte: A Pele é Minha

Fonte: A Pele é Minha

Fonte: A Pele é Minha

Fonte: A Pele é Minha

Fonte: A Pele é Minha

O tatuador deverá estar paramentado com, luvas de procedimento, sobre ela, uma luva estéril de melhor qualidade, dois papeis toalhas para cada pulso, evitando que o sangue do cliente escorra pelo braço. Uma bata descartável, de preferência de manga longa e uma máscara.

Fonte: Painel Tattoo Studio

Agora vocês já tomaram conhecimento da primeira parte dos procedimentos padrões em um estúdio de tatuagem e já podem começar a prestar atenção se o seu tatuador toma os devidos cuidados. Não se brinca com coisa séria, estúdios irregulares colocam não só a vida do cliente em risco como do próprio tatuador.

Próxima semana vamos compartilhar com vocês os cuidados que o tatuador deve tomar com a pele do cliente, então fiquem de olho!


Tenham um bom final de semana, curtam com cuidado e segunda-feira estamos de volta!

2 comentários:

  1. Parabéns Iane. Muito interessante o post!
    Vai ajudar bastante pra a galera que está em busca de um tatuador. E ajuda a dar mais credibilidade pra quem quer fazer um trabalho sério e, as vezes, tem que cobrar mais por isso por conta de toda a preparação.

    Só uma obervação: Quanto ao uso da máscara... ela é uma segurança recíproca. Tanto o tatuador evita de entrar em contato com sangue respingado do cliente, ou algo do tipo... como também evita contaminar o cliente através de sua respiração (aerossóis). Na foto, apesar de o tatuador está com a máscara, ela está deixando o nariz para fora. Além de possuir os equipamentos necessários, é importante tomar cuidado com o uso correto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruno!

      Sobre o uso indevido da máscara, já repassei a informação para o tatuador e ele estará remediando isso imediatamente. Afinal de contas, é um risco não só para a saúde do cliente como para a dele também. Obrigada pelo alerta!

      Excluir