quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Tatuagens e concursos públicos.

Recentemente uma amiga me procurou querendo saber de algum local que faça remoção de tatuagem, motivo: Concurso!

Depois disso fiquei pensando e sempre surge uma certa dúvida, ou certeza. Quando pensamos em concorrer para algum cargo público, podemos ou não ter tatuagens?

Fonte: Reprodução da Internet

O mundo apesar de muito moderno ainda é muito preconceituoso, dependendo da profissão que a pessoa escolher ela pode até ser hostilizada se tiver tatuagens grandes muito expostas. Sem esquecer da dificuldade que pode surgir em encontrar emprego dependendo da área. Ora mais, se eu que trabalho com moda já encontrei dificuldade em alguns empregos.. Imagina quem escolheu uma área mais burocrática!

Nunca tive vontade de participar de um concurso público, mas sempre soube que tatuagens expostas não são permitidas. Por exemplo, podemos encontrar muitas restrições à tatuagem nos concursos policial e militar.

Em alguns editais podemos ver as exigências. A tatuagem não é completamente eliminada, eles pedem que elas não sejam muito grandes e que possam ser cobertas pela roupa de treino e fardamento. A justificativa é que uma tatuagem visível pode atrapalhar na abordagem, uma vez que, lidando com todos os tipos de pessoas, eventualmente “haverá preconceito”.

Fonte: Reprodução da Internet

Agora vem cá, como combater o preconceito nas ruas se ele começa dentro da instituição? Opinião pessoal e sincera, acredito que se a população começassem a ter contato com policiais e autoridades tatuadas seria uma ajuda e tanto a quebrar esse preconceito.

Outra questão a se levar em conta é que, dependendo do cargo, você é um funcionário diretamente subordinado a outros. Mas vamos pensar em cargos mais altos, como o de um delegado que tenha passado no concurso e que já tenha cumprido o estágio probatório, estando de posse do cargo, acredito que ele não seja repreendido se resolver tatuar os braços. Até porque ele pode trabalhar de manga longa, escondendo assim suas tatuagens.

O mesmo vale para um juiz ou promotor: é perfeitamente viável que se tatue, uma vez que se apresente em tribunais usando apenas mangas longas.

Fonte: Reprodução da Internet

E engana-se quem acha que esse é um problema apenas dos brasileiros, desde 2012 uma reforma nas forças de segurança dos E.U.A. passou a banir candidatos à polícia que ostentassem tatuagens visíveis! Entre militares e marinheiros as tatuagens são vistas até mesmo como um ritual de passagem, mas também devem permanecer cobertas pelos uniformes.

Fonte: Reprodução da Internet

Há inúmeros casos de candidatos tatuados que entraram com recurso por conta de sua eliminação e o resultado deles costuma ser favorável ao candidato.

O argumento para recorrer ao Tribunal é que o impedimento de o candidato ser nomeado viola os incisos X e LIV do artigo 5º e o inciso IX do artigo 93 da Constituição Federal, e também os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade, da legalidade, do direito ao trabalho do direito à vida e da razoabilidade.

Fonte: Reprodução da Internet

O artigo 5º é aquele que afirma que todos são iguais perante a lei, e os incisos dizem o seguinte:

“X – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; (…)

LIV – Ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o processo legal; (…)”.

O inciso IX do artigo 93 é menos importante, mas garante o sigilo do processo para que se preserve o direito à intimidade, a fim de que não seja revelado quem foi o candidato eliminado.

Uma hora será impossível fazer concurso para pessoas não tatuadas. Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha tatuagem, grande ou pequena, tanto faz.. Não deixa de ser tatuagem,não é mesmo?

Fonte: Reprodução da Internet

E acredito que seja possível, mas que seja muito difícil existir alguém que: Vai impedir um policial de prender o ladrão que acabou de te assaltar porque ele é tatuado. Vai continuar preso injustamente porque o advogado que o governo te ofereceu é tatuado. Vai deixar uma pessoa que você ama morrer porque o médico é tatuado.


Feio mesmo é ter a mente fechada e não aceitar a escolha de cada um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário